Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Você já deve ter ouvido falar que andar de bicicleta é algo que ninguém esquece. E quem pedala sempre tem uma história para contar que envolve a magrela. Pensando em estimular ainda mais a prática sobre duas rodas, é que foi realizado neste domingo o 1º Mercobike em Santa Maria. O Parque da Medianeira foi palco do evento que contou com exposição de bicicletas antigas e de lojistas do segmento esportivo, brinquedos infantis, shows musicais, apresentação de motos, food trucks e o Brique da Bike, espaço para comercialização e troca de artigos.
A competição sobre duas rodas chamou atenção do público que não se intimidou com o sol forte. Os cinco primeiros colocados foram premiados com medalha e troféu. Cerca de 100 pessoas participaram da competição na categoria adulta, entre elas seis Pessoas com Necessidades Especiais (PNE).
A natureza foi o cenário da pista da competição. As árvores e as subidas dificultavam um pouco percurso, mesmo assim os competidores se esforçaram para subir no pódio. Seis adolescentes com idades de 8 a 12 anos disputaram as vaga na categoria infantil. Depois de dar duas voltas, Miguel da Silva Xarão, 11 anos ficou em primeiro lugar. Já na categoria juvenil Bruno Camargo de 14 anos ultrapassou no final e conquistou o 1º lugar. No pódio ele estava emocionado ao receber os prêmios e o aplauso do público.
_ Minha mãe não queria que eu viesse porque não tinha o dinheiro para pagar a inscrição, mas a minha amiga pagou para mim. Fiquei muito feliz, estava confiante, a subida foi um pouco mais difícil. Eu espero ser um atleta profissional no futuro _ diz Bruno.
Semana começa com sol e tempo seco na cidade
Mesmo sem saber pedalar, a pequena Clara Noro 3 anos, participou da competição na categoria Kids. Para pegar impulso, ela apoiava os pés mo chão para sair do lugar.
Desde cedo, o gramado do parque estava cheio de família que circulavam pelo local, tomavam chimarrão e curtiam o domingo de folga. Entre um estande e outro a conversa era parecida, o mundo da bicicleta era o principal assunto. Os amigos Clóvis Garcia, 55 e Conrado Gonçalves, 51 aproveitaram para pedalar no domingo, passaram no evento e estavam admirando as exposição das cerca de 30 bicicletas antigas.
_ É legal a gente poder rever, voltamos ao nosso passado. Lembro dos meus vizinhos pedalando, eu tive uns três modelos dessas aqui _ conta Clóvis.
Dentro do parque muita gente foi conferir as novidades na área do ciclismo. Apaixonado por bicicleta, o técnico em eletromecânica Marcos Ramos, 44 passeava com a filha, Mariane Petiz 3 anos. Ele ficou em 4º lugar na categoria B1.
_ Eu sou atleta, gosto muito de bicicleta e desde pequena, quando ela conseguiu sentar, a gente sai junto. Este ano comprei um reboque para adaptar a bicicleta dela, assim a gente passeia junto e com segurança _ reforça Marcos.
Acampamento marca os 80 anos do 22º Grupo Escoteiro
Conforme a organização do evento,a Associação Santa Maria Ciclismo (ASMC) a ideia é incentivar as crianças, inserir o mundo da bicicleta no dia a dia e investir no futuro delas.
_ Todo mundo tem uma história para contar com uma bicicleta e cabe a nos fazer com que a tecnologia ajude a fomentar essa prática e não diminuir. O evento foi uma mostra do mundo da bicicleta para as crianças e para os mais experientes a intenção é deixar com gosto de quero mais para as próximas edições_ ressalta Luiz Carlos Fort, um dos organizadores do evento.